Paraná faz primeira reunião integrada dos órgãos de infraestrutura

18/04/2012
Começaram nesta quarta-feira as discussões a respeito do planejamento estratégico compartilhado do setor de logística e infraestrutura no Paraná. Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e Logística, Departamento de Estradas de Rodagem, Ferroeste e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, que participam do sistema de gestão integrada da área, se reuniram em Curitiba para fazer um balanço do primeiro trimestre e discutir o programa de modernização e ampliação da infraestrutura paranaense.
A apresentação do programa foi um dos pontos de destaque da reunião. O projeto tem foco em pleitos de investimentos federais no Estado nos vários modais de transporte: rodoviário, ferroviário, portuário e hidroviário.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o Paraná está fazendo a lição de casa com os investimentos de 1 bilhão e 200 milhões em infraestrutura anunciados recentemente. Mas, segundo ele, para o desenvolvimento equilibrado do Estado, há a necessidade de investimentos federais.
Também foram discutidos os principais programas e projetos rodoviários, ferroviários, aeroviários e portuários do Estado. A pauta do encontro ainda incluiu as ações voltadas para a gestão e padronização dos processos relacionados ao plano de obras e edificações do Estado, bem como a unificação de procedimentos para licitações, contratações e acompanhamento de obras.
Entre os investimentos federais que o Governo do Paraná reivindicará, estão os recursos para as obras do contorno rodoviário de Curitiba, com a federalização da PR-418.
Em relação ao modal ferroviário, foi destacada a necessidade de melhorar a acessibilidade dos trens aos portos do Litoral.
Na região de Curitiba, a principal demanda é a construção de um contorno ferroviário de cerca de 57 quilômetros, tirando o tráfego pesado de trens de regiões urbanas. A integração do Paraná com o Mato Grosso do Sul, grande produtor e exportador de granéis, através da extensão da linha da Ferroeste de Cascavel até Guaíra, no Paraná, e depois até Maracaju, no Mato Grosso do Sul, é outra grande aspiração dos setores produtivos dos dois Estados. O projeto deve ser desenvolvido em breve pela Valec, empresa do governo federal.
O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, apresentou vários projetos de modernização portuária no Litoral do Estado. Entre eles, dependente de parceria com o Governo Federal, está o acesso ao Porto de Paranaguá, hoje estrangulado por várias questões.
Para que a situação melhore, os técnicos portuários defendem a construção de um novo acesso ao terminal. (Repórter: Jurandir Ambonatti)