Paraná é o quarto maior exportador do País após bons resultados em 2017

16/01/2018
O Paraná se tornou o quarto maior exportador do País em 2017. O Estado não ocupava essa posição desde 2012. As vendas externas ficaram acima dos 18 bilhões de dólares, 19,2% mais do que no ano anterior.
Com o resultado, o Estado ficou à frente do Rio Grande do Sul e atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
De acordo com o diretor-presidente Julio Suzuki Junior, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, a safra recorde de grãos e a retomada das exportações da indústria fizeram o Paraná ter o melhor resultado em faturamento nos embarques desde 2013. Segundo ele, o último ano foi de grande importância para o estado. //SONORA JULIO SUZUKI JUNIOR//
As vendas externas de soja em grão cresceram 40% em 2017, ultrapassando os 4 bilhões de dólares em transações. O grão corresponde a quase 23% das receitas de embarques do Estado no ano passado. As vendas de carne de frango in natura – segundo produto mais exportado do Estado – cresceram 11,5%, passando de 2 bilhões 320 milhões de dólares. A previsão para 2018, de acordo com o presidente Julio Suzuki Júnior, é que as exportações continuem a apresentar resultados positivos, puxados principalmente pelo desempenho de produtos industrializados. //SONORA JULIO SUZUKI JUNIOR//
A China se manteve como o principal comprador de produtos paranaenses em 2017, com 23,37% de participação, comprando mais de 4 bilhões e meio de dólares. A Argentina ficou em segundo lugar e respondeu por pouco mais de 10% das transações, a frente dos Estados Unidos, terceiro colocado, com 5,15%. (Repórter: Gilberto Bettinelli)