Paraná atualiza lista de aves ameaçadas de extinção no estado

30/11/2018
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresentou nesta quinta-feira os resultados da revisão da Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção no Paraná. O trabalho é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria, o IAP, Instituto Ambiental do Paraná, e o Parque das Aves, de Foz do Iguaçu. O objetivo da parceria é revisar a lista, o que não acontecia desde 2004.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, destaca que houve um conjunto de esforços para que a revisão fosse realizada. /SONORA ANTONIO CARLOS BONETTI/
O trabalho foi desenvolvido em três etapas. Inicialmente, foi feita uma consulta popular na internet. Em seguida, as comunidades científica e de ornitólogos do Paraná avaliaram os dados. A etapa final foi a elaboração e publicação da Lista Vermelha, oficializada no último dia 22 com a assinatura de um decreto pela governadora Cida Borghetti.
Segundo a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente, Sueli Ota, o estudo atualizado é um instrumento importante para as políticas públicas. /SONORA SUELI OTA/
As Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas foram criadas em 1964 pela União Internacional para a Conservação da Natureza. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a contar com legislação destinada à proteção da fauna e da flora, que resultou na primeira lista do estado, com 117 espécies de aves.
Durante os últimos levantamentos de campo, foram avaliadas 762 espécies de aves que existem no Paraná, chegando à indicação de 118 com algum grau de ameaça, sendo que 11 espécias já estão regionalmente extintas. (Repórter: Filipe Andretta)