Paraná apresenta plano dos direitos da pessoa com deficiência

13/06/2018
A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, integrou a mesa de abertura do segundo Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O encontro, na OAB Paraná, reuniu cerca de 300 pessoas. Fernanda Richa falou sobre o trabalho como forma de garantir os direitos da pessoa com deficiência no estado.
Segundo a secretária, o Paraná lançou, no ano passado, o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, inédito no país, também com versões em braile e para pessoas com baixa visão. Fernanda Richa afirmou que o estado mantém programas e parcerias para atender todos com igualdade.
No Paraná, segundo o censo 2010, estima-se que haja 2 milhões e 200 mil pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 22% da população. A coordenadora da Política para a Pessoa com Deficiência na Secretaria da Família, Flavia Cordeiro, destaca a importância de o estado dedicar esforços para a inclusão social. /SONORA FLAVIA CORDEIRO/
O material foi elaborado em parceria com 11 secretarias estaduais e cinco órgãos da administração e foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também houve aumento expressivo no número de conselhos municipais. Com apoio e orientação da Secretaria da Família, o número subiu de 22, em 2014, para 97, no ano passado. A rede socioassistencial que atende pessoas com deficiência inclui entidades que recebem apoio do estado. Além de editais para arrecadar recursos e equipamentos, as entidades podem participar do Nota Paraná, que reverte notas fiscais em recursos financeiros. A Secretaria da Família já destinou cerca de 140 milhões de reais para organizações da sociedade civil que atendem esse público, municípios e benefícios diretos a família. No Paraná, 344 Apaes receberam 14 milhões de reais, e 48 milhões fora destinados para a aquisição de veículos adaptados. Além disso, 43 milhões de reais foram usados só nos programas Luz Fraterna e Renda Família Paranaense, para famílias que possuem indivíduos com deficiência. Os municípios contam ainda com deliberações para acessar recursos. No ano passado, 200 municípios receberam 24 milhões de reais pela modalidade Fundo a Fundo, que transfere recursos do Fundo Estadual da Assistência Social para os fundos estaduais. (Repórter: Filipe Andretta)