Operadores e empresas comemoram avanços no Porto de Paranaguá

18/03/2018
Operadores portuários, cooperativas, clientes, empresas e entidades também têm motivos para comemorar os 83 anos do Porto de Paranaguá, completados neste sábado. Nos últimos sete anos, o segundo maior porto do Brasil recebeu um volume de investimentos digno do potencial, o que garantiu um aumento de produtividade em 33% e o destaque no cenário nacional e internacional. Foram 657 milhões de reais em investimentos entre 2011 e 2017 e outros 725 milhões que estão previstos de 2018 a 2020. Os investimentos são importantes para manter a competitividade do Porto, como explica o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. // SONORA JOSÉ RICHA FILHO //
Os investimentos realizados com recursos próprios da Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, com o objetivo de devolver a competitividade aos Portos do Paraná, são os maiores dos últimos 40 anos. Os novos equipamentos aumentaram a capacidade de carregamento de grãos no Corredor de Exportação em 33%. O gerente da Centro Sul Serviços Marítimos, João Paulo Barbieri, destacou que o porto presta serviços de qualidade para os clientes, superando obstáculos e dificuldades. // SONORA JOÃO BARBIERI //
Segundo maior terminal marítimo do País, o Porto de Paranaguá é um colecionador de recordes. Foram 45 marcas batidas nos últimos sete anos, incluindo a maior movimentação de cargas da sua história, com mais 51 milhões e 500 mil toneladas em 2017, superando em quase 15% o total do ano anterior. O TCP, Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores da América do Sul, inicia uma expansão que deve aumentar em mais de 60% a capacidade de transporte. O diretor-superintendente da TCP, Juarez Moraes e Silva, destacou a força e os investimentos em toda a infraestrutura que envolve o porto. // SONORA JUAREZ SILVA //
Melhorias feitas nos últimos anos no Porto de Paranaguá resultaram em redução de mais de 70% na multa para os importadores de fertilizantes pela eventual sobre-estadia de navios, a chamada demurrage. Segundo estudo do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná, de 2011 para cá, tanto o valor da multa quanto o tempo de sobre-estadia caíram cerca de 72% nos portos do Estado. (Repórter: Rodrigo Arend)