Oferta de trabalho para portuários cresce 36% no primeiro semestre

22/07/2011
O volume de serviço para os Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá cresceu 36 por cento no primeiro semestre deste ano. Foram trezentas e sete mil e oitocentas convocações de trabalho em seis categorias diferentes: estivadores, conferentes, consertadores, arrumadores, vigias e bloco. No mesmo período de 2010, foram duzentos e vinte e cinco mil e novecentos chamados de trabalho.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Appa, considera que o acréscimo de 13 por cento na movimentação geral de mercadorias pelos portos paranaenses entre janeiro e junho motivou a procura por mão-de-obra.
Além do aumento no volume de trabalho, também foi registrado aumento de salários. Os contratados recebem por serviço prestado e, no semestre, foi registrada alta de aproximadamente 18 por cento no ganho destes trabalhadores, somando sessenta e um milhões e oitocentos e setenta mil reais pagos para em torno de três mil pessoas.
De acordo com o diretor executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária Hemerson Costa, o aumento no volume de trabalho e a conseqüente alta na remuneração tem animado os trabalhadores.//
( Repórter: Juliane Silva)