Nova licitação para alimentação do sistema penitenciário vai economizar 47 milhões de reais do estado

09/10/2018
O Governo do Estado vai economizar, em doze meses, 47 milhões de reais na alimentação para o sistema penitenciário. O Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, finalizou uma licitação na modalidade de registro de preço para o fornecimento de refeições aos 31 presídios e 37 delegacias sob administração estadual, que têm cerca de 27 mil detentos.
Os 33 lotes licitados, arrematados por diferentes empresas, vão custar 115 milhões e 600 mil reais. O valor máximo da licitação era de mais de 163 milhões de reais.
A economia se deve a uma mudança no processo de licitação. Antes, o fornecimento de refeições nos presídios e delegacias era feito por contratação direta, ou seja, cada unidade fazia o próprio contrato. Além disso, a modalidade de registro de preço evita aditivos contratuais ou possíveis processos judiciais que tornam o fornecimento de refeições ainda mais caro.
O secretário de Assuntos Penitenciários, Élio de Oliveira Manoel, afirma que a licitação foi um processo aberto e transparente. /SONORA ÉLIO DE OLIVEIRA MANOEL/
O Governo do Estado fornece três refeições diárias nos presídios e delegacias. O Depen conta com um departamento de nutrição e todas as unidades têm um comitê para receber os alimentos. Isso garante que as refeições servidas aos detentos sejam balanceadas e tenham um controle rígido de qualidade. (Repórter: Filipe Andretta)