Nova estrutura da Polícia Militar intensifica segurança no Centro de Curitiba

27/03/2018
A Polícia Militar do Paraná reforça a segurança na área central de Curitiba com a instalação de um novo centro de operações, na praça Santos Dumont, no prédio antes ocupado pela Sinagoga Francisco Frischmann, um dos pontos de referência na região.
O local, próximo do centro histórico da capital e a duas quadras da Rua das Flores, passou a abrigar a 1ª Companhia da PM, uma equipe da Ronda Tático Motorizada, a Rotam, e o 1º Cartório do 12º Batalhão da Polícia Militar.
Ao inaugurar a nova sede, nesta terça-feira, o governador Beto Richa afirmou que a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e de comerciantes daquela região. //SONORA BETO RICHA//
A nova sede também servirá como uma base de operações da Polícia Militar em grandes eventos realizados na região central da capital. Por ser uma unidade de interesse de preservação e estar no entorno de bens tombados, o espaço teve sua fachada, espacialidade interna e outros quesitos preservados.
Antes ocupado pela sinagoga, o local tem aproximadamente mil metros quadrados e passou por uma reforma avaliada em pouco mais de 1 milhão de reais.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou a localização da estrutura da PM como ponto estratégico para ampliar a segurança em locais dos mais movimentados da capital. //SONORA RAFAEL GRECA //

O pelotão do Rotam, que passa a estar presente no local, é especializado em atender ocorrências de maior periculosidade e situações de tumulto e confronto. Já o 1º cartório do 12º Batalhão foi criado em 2015 e atende quase 30 bairros. Somente este ano o cartório já confeccionou mais de 300 termos circunstanciados de infração penal. Ele atende também equipes da Guarda Municipal e demais unidades da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais e Batalhão de Polícia de Trânsito.
O prédio foi doado pela comunidade Israelita, e para o presidente, Charles London, o grande resultado desta parceria é a possibilidade de resgate da região. //SONORA CHARLES LONDON//
Por conta dos investimentos realizados no estado, na área da segurança, dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária apontam que, desde o início do atual governo, os homicídios caíram 49% em Curitiba e 33% em todo o Estado. O roubo a comércio em todas as regiões do Paraná também caiu. Houve uma redução de mais de 28% em Curitiba e mais de 27% em todo o Estado. (Repórter: Gilberto Bettinelli)