Mutirão da catarata vai atender mil e duzentos pacientes do Litoral

26/03/2018
Moradores de quatro municípios do Litoral do Paraná vão poder passar pelo Mutirão de cirurgias de Catarata, que acontece nos próximos dias, até o fim do mês de abril. Vão ser ofertados mil e duzentos procedimentos para pacientes de Antonina, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá, realizados no Hospital Regional do Litoral, o HRL, e no Hospital Doutor Silvio Bittencourt Linhares.
A primeira parte do Mutirão já começou, nesta segunda-feira, com mais de 130 procedimentos realizados, em pacientes de Paranaguá. Apenas no Hospital Regional do Litoral são cerca de 120 profissionais envolvidos diretamente na realização das 600 cirurgias, que acontecem até quinta-feira.
De acordo com o diretor do Hospital Regional do Litoral, Rodrigo Gomes da Silva, são cirurgias simples, que duram em média cinco minutos e é uma alegria em ver os pacientes podendo voltar a enxergar bem. //SONORA RODRIGO GOMES DA SILVA//
As outras 600 cirurgias serão feitas no Hospital Doutor Silvio Bittencourt Linhares, em Antonina. Os procedimentos vão ocorrer entre os 02 e 05 de abril. O município de Guaraqueçaba já recebeu o mutirão em setembro de 2017, quando a cirurgia de catarata foi feita em cerca de 250 pacientes.
Apenas com recursos do tesouro estadual foram feitas 66 mil cirurgias, DESDE 2015. Além da catarata, são realizadas cirurgias em áreas como ortopedia, ginecologia, vascular e de hérnia.
Desde 2017, os mutirões são promovidos com recursos estaduais e federais e o número de procedimentos já ultrapassa 70 mil. (Repórter: Gilberto Bettinelli)