Municípios recebem oficinas de capacitação para o Prêmio Culturas Populares 2018

16/05/2018
A partir de segunda-feira, seis municípios do Paraná vão receber oficinas de capacitação e orientação para auxiliar produtores culturais e outros interessados em participar da sexta edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pelo Ministério da Cultura. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, a programação vai contar com a presença de representantes do Ministério, que vão tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar sobre o procedimento das inscrições, que vão até dia 13 do mês que vem.
O edital vai investir 10 milhões de reais para quinhentas iniciativas culturais de mestres, grupos e instituições privadas sem fins lucrativos que contribuem para a promoção da cultura popular. O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, destaca a importância do Prêmio Culturas Populares. / SONORA JOÃO LUIZ FIANI /
Durante o evento de lançamento do edital em Recife, Pernambuco, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que o Prêmio Culturas Populares é um marco e representa o reconhecimento do trabalho das pessoas que mantém vivas as tradições culturais do Brasil.
Nesta edição, cada projeto premiado vai receber 20 mil reais. Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras; 180 prêmios para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 prêmios para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras falecidos.
As oficinas de capacitação para concorrer ao Prêmio Culturas Populares vão acontecer entre segunda e quinta feira em seis cidades do Paraná: Curitiba, Foz do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Cascavel, Paranaguá e Londrina. Para saber o dia, local e horário de cada oficina, acesse www.cultura.pr.gov.br (Repórter: Filipe Andretta)