Município do Sudoeste vai ganhar primeira ligação asfáltica

17/01/2018
O município de Coronel Domingos Soares será pavimentado. O município é um dos quatro do Paraná que não tem ligação asfáltica com rodovias. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o DER. O próximo passo é o processo licitatório para obra de pavimentação da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas, no Sudoeste do Estado.
É a primeira licitação do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que receberá cerce de 755 milhões de reais em investimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, com contrapartida de cerca de 600 milhões do Governo do Estado.
Conforme Glauco Lobo, coordenador da Unidade de Gestão do Programa, são quase 30 quilômetros de obras, entre o final do asfalto da Avenida Araucária e o entrocamento da PR-449. //SONORA GLAUCO LOBO//
Agora, a comissão de licitação vai analisar a documentação das concorrentes e revisar as propostas de preços. O investimento compreende obras de terraplenagem, drenagem rural e urbana, pavimentação da rodovia e ciclovias, remanejamento de interferências, sinalização, obras complementares, paisagismo, desapropriação e melhorias ambientais.
A previsão do DER é que as obras comecem no primeiro trimestre de 2018 e sejam concluídas 20 meses após a emissão da ordem de serviço.
No mesmo evento foi divulgado que serão abertas as propostas de preços para execução da pavimentação da PR-090, de acesso ao Contorno Norte de Castro e da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, outro município que aguarda há tempos a ligação asfáltica. (Repórter: Gilberto Bettinelli)