Multinacional japonesa anuncia investimento de mais de 153 milhões de reais no Paraná

25/06/2018
A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira um aditivo ao protocolo de intenções da indústria Sumitomo Rubber do Brasil para o aumento de investimentos no estado.
O complexo industrial da multinacional japonesa, instalada em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, será modernizado e ampliado. O investimento complementar ao previsto no protocolo anterior deve chegar a 153 milhões de reais. A governadora destaca os impactos do novo acordo na vida da população e na economia paranaense. /SONORA CIDA BORGHETTI/
Com os recursos adicionais, será ampliada a capacidade produtiva da fábrica de pneus de carga, ainda em construção, de 500 unidades por dia para mil unidades. Segundo o presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Shizuma Kubata, o beneficio é de suma importância para dar continuidade aos negócios da empresa no Paraná.
Uma das condições para a concessão do benefício fiscal será a de que todas as operações de importações, que atualmente são efetuadas por outros estados, deverão ser realizadas pelo Porto de Paranaguá. Cida Borghetti afirmou que, dessa forma, o retorno econômico ao Paraná” será ainda maior. Em contrapartida, a Sumitomo deverá recolher 1% do valor do benefício fiscal recebido a título de reinvestimento em pesquisa e desenvolvimento.
Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak, essa política de incentivos do Governo do Estado afeta diretamente o município, pois a empresa vai crescer mais rapidamente e gerar maior qualidade de vida à população.
A Sumitomo tem o apoio do Governo estadual por meio do programa Paraná Competitivo, que concede incentivos para atração de investimentos ao Paraná. Em 2011, a empresa instalou sua unidade de produção de pneus para veículos comerciais leves em Fazenda Rio Grande. No final de 2015, os investimentos já somavam um total de 750 milhões de reais com uma geração de 1.200 empregos e produção diária de 15 mil unidades. (Repórter: Filipe Andretta)