Movimentação do Porto de Paranaguá cresce o dobro da média nacional
27/02/2018
A movimentação de cargas do Porto de Paranaguá cresceu praticamente o dobro da média dos portos brasileiros em 2017. Enquanto o porto paranaense teve um aumento de mais de 14 % nas operações, a movimentação nos demais terminais subiu, em média, 8,3%. Os dados consolidados foram divulgados na segunda pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Antaq.
Em números totais, o Porto de Paranaguá importou e exportou 51 milhões e 500 mil toneladas de carga, entre janeiro e dezembro de 2017. No total, todos os portos brasileiros somados movimentaram pouco mais de 1 bilhão de toneladas de cargas.
A movimentação do porto paranaense também é superior a de todos os cinco maiores portos públicos do Brasil. O Porto de Santos, por exemplo, registrou alta de pouco menos de 10% em relação ao ano anterior, e o Porto do Rio Grande, 8,5%, segundo os dados da Antaq.
Desde 2011, o Porto de Paranaguá já investiu mais de 620 milhões de reais em projetos e obras para melhorias operacionais. A reforma do cais permitiu operações maiores e mais pesadas e a troca dos shiploaders incrementou em mais de 30% a capacidade de embarque do Corredor de Exportação, que também bateu recorde no ano passado, movimentando mais de 17 milhões de toneladas.
O crescimento na movimentação de vários produtos também foi superior no Porto de Paranaguá, em comparação aos demais portos brasileiros. O embarque da principal commodity agrícola brasileira, a soja, teve crescimento de 32% na média nacional e de 43% no porto paranaense. (Repórter: Gilberto Bettinelli)
Em números totais, o Porto de Paranaguá importou e exportou 51 milhões e 500 mil toneladas de carga, entre janeiro e dezembro de 2017. No total, todos os portos brasileiros somados movimentaram pouco mais de 1 bilhão de toneladas de cargas.
A movimentação do porto paranaense também é superior a de todos os cinco maiores portos públicos do Brasil. O Porto de Santos, por exemplo, registrou alta de pouco menos de 10% em relação ao ano anterior, e o Porto do Rio Grande, 8,5%, segundo os dados da Antaq.
Desde 2011, o Porto de Paranaguá já investiu mais de 620 milhões de reais em projetos e obras para melhorias operacionais. A reforma do cais permitiu operações maiores e mais pesadas e a troca dos shiploaders incrementou em mais de 30% a capacidade de embarque do Corredor de Exportação, que também bateu recorde no ano passado, movimentando mais de 17 milhões de toneladas.
O crescimento na movimentação de vários produtos também foi superior no Porto de Paranaguá, em comparação aos demais portos brasileiros. O embarque da principal commodity agrícola brasileira, a soja, teve crescimento de 32% na média nacional e de 43% no porto paranaense. (Repórter: Gilberto Bettinelli)