Maringá vai ter Hospital de referência para o atendimento a crianças

22/12/2017
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, confirmou, nesta sexta-feira, em Maringá, a construção de um hospital pediátrico para atender as Regiões Norte e Noroeste do Estado. A instituição vai prestar atendimentos em oncopediatria e outras 20 especialidades, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas. A obra é uma parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Maringá, União e Organização Mundial da Família.
A vice-governadora explicou que o projeto é semelhante ao do Hospital da Criança de Brasília, uma das referências nacionais no atendimento pediátrico.// SONORA CIDA BORGHETTI//A unidade vai ser construída em um terreno de 86 mil metros quadrados que foi cedido pela União ao município. O contrato foi assinado nesta semana, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Jorge Luiz Moreira da Silva. Com 23 mil metros quadrados de área construída, o Hospital da Criança de Maringá vai ter 160 leitos e vai contar, também, com um centro de pesquisas em doenças raras.
De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, 40 milhões de reais do orçamento do ministério vão ser empenhados e depositados ainda neste ano.// SONORA RICARDO BARROS//A construção da unidade conta com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em saúde infantil, que dá suporte e consultoria técnica ao projeto, e também vai poder participar da concorrência para auxiliar na gestão da unidade. A Organização Mundial da Família já tem reservados 33 milhões de reais para iniciar a obra. Em contrapartida, o Governo do Paraná vai investir outros 30 milhões de reais nessa primeira parte do projeto. O prazo máximo para a construção do hospital é de dois anos, mas a utilização de estruturas pré-moldadas deve antecipar a conclusão da obra. (Repórter: Priscila Paganotto)