Margens do Rio Paraná vão ser recuperadas com recursos do estado

08/06/2018
Municípios do Noroeste do Paraná vão receber recursos do Governo do estado para recuperar e preservar áreas degradadas. Nesta sexta-feira, a governadora Cida Borghetti esteve em Porto Rico e assinou convênios para repasse de recursos a sete municípios da região, a maioria às margens do Rio Paraná. São eles: Porto Rico, São Pedro do Paraná, Terra Rica, Tapira, Loanda, Marilena eQuerência do Norte. Os valores somam 7 milhões e 400 mil reais, repassados por meio do Instituto Ambiental do Paraná, o IAP.
Os projetos preveem desassoreamento, reconstrução da mata ciliar, construção de trapiches, calçamentos, criação de áreas de lazer e estacionamentos em alguns trechos, além de outras ações em benefício do meio ambiente, moradores e turistas.
Cida Borghetti lembrou que em pouco mais de dois meses foram assinados mais de mil convênios com prefeituras paranaenses, que representam 535 milhões em obras e ações de melhoria urbana nas cidades do estado. /SONORA CIDA BORGHETTI/
Os recursos dos convênios assinados hoje são do Tesouro do estado e os valores foram estabelecidos de acordo com os projetos apresentados pelas cidades. Com Querência do Norte, o convênio soma 1 milhão de reais. A cidade tem 60 quilômetros banhados pelo Rio Paraná e dentro dessa área existem cinco portos.
A prefeita do município, Rozinei Oliveira, explica como as novas verbas vão ser investidas. /SONORA ROZINEI OLIVEIRA/
O município de São Pedro do Paraná, com quase 3 mil habitantes, também recebe 1 milhão de reais. Esse valor, segundo a prefeita Neila Fernandes, vai ser usado para restaurar a barranca do Rio Paraná, no Porto São José. /SONORA NEILA FERNANDES/
A governadora Cida Borghetti destacou que, mais do que promover a recuperação ambiental próxima ao rio, as obras vão dar condições para que o desenvolvimento na região venha rápido, por meio do turismo e outras áreas. (Repórter: Filipe Andretta)