Jornal Cândido de junho traz um especial sobre a Copa do Mundo

22/06/2018
A Copa do Mundo é tema da edição de junho do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. Cinco escritores brasileiros produziram textos de ficção e não ficção a partir de imagens feitas nas quatro edições mais recentes do Mundial — material produzido pela equipe de fotógrafos do jornal Gazeta do Povo e que faz parte da mostra “A vida se conta em Copas”, em cartaz na Biblioteca até julho.
Além do especial sobre a Copa do Mundo, a edição 83 também traz outros destaques. Na série de entrevistas “Os Editores”, Roberto Gomes lembra as atividades da Criar Edições, selo que marcou época no cenário editorial do Paraná.
A coleção Roteiro Literário, idealizada pelo selo Biblioteca Paraná, publica em breve um livro sobre Paulo Leminski, de autoria do poeta e ensaísta Rodrigo Garcia Lopes. Nesta edição, o Cândido reproduz um fragmento da obra que destaca a relação de Leminski com a cidade de Curitiba.
Outro conteúdo desta edição é o ensaio da professora da Universidade de São Paulo, Celeste Ribeiro de Sousa, sobre a culpa na literatura. Da Bíblia, passando pelas tragédias gregas e culminando em autores como Kafka e Dostoiévski, Celeste examina de que forma a criação literária trata a culpa em toda a sua extensão e suas variáveis.
O escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos escreve sobre a trajetória de Graça Aranha, autor do clássico Canaã e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. O poema que fecha a edição é da escritora Etel Frota, e o desenho da capa é assinado pelo artista visual Rodrigo Visca.
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do estado, e também é enviado, pelo correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. (Repórter: Filipe Andretta)