Investimentos do Governo do Estado em infraestrutura somam cinco bilhões e 500 milhões de reais em 2018
26/12/2018
O Governo do Estado vai fechar 2018 com investimentos da ordem de cinco bilhões e 500 milhões de reais em infraestrutura. Este valor envolve obras e serviços concluídos neste ano, em andamento e em licitações viabilizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística e pelas autarquias: o DER, a Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Paraná Edificações e a Ferroeste. A governadora Cida Borghetti afirmou que o Paraná se tornou um gigantesco canteiro de obras, com recursos destinados a melhorar a competitividade do Estado, reduzir custos e agilizar o transporte e escoamento da produção. Ela ressaltou o ritmo de trabalho e a atenção com todo o Paraná.// SONORA CIDA BORGHETTI.//
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, estes investimentos transformam muitos sonhos de décadas em realidade, especialmente na questão das obras viárias. Os investimentos do DER passam de três bilhões e 500 milhões de reais, sendo um bilhão e 200 milhões em obras que já estão em execução ou prestes a serem iniciadas, já com ordem de serviço. Também são destinados um bilhão e 800 milhões de reais para o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas e mais de 500 milhões em licitações iniciadas ou em preparação de edital. Segundo Lupion, estes são trabalhos que impactam diretamente na vida da população.// SONORA ABELARDO LUPION.//
As duplicações viabilizadas na gestão Cida Borghetti somam 100 quilômetros, o que permitirá dobrar a atual extensão de pistas duplas fora do Anel de Integração. Outro legado é o início das primeiras obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná com recursos do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com elas, são mais 460 milhões de reais para implantação asfáltica, entre contornos, estradas, marginais e acessos. O DER aplica ainda 186 milhões e 500 mil reais na construção de viadutos e trincheiras. A atual administração retomou o programa sucroalcooleiro, autorizando obras de cinco trincheiras para melhorar o acesso a usinas. Neste ano, a Secretaria da Infraestrutura e Logística firmou o número recorde de mais de 120 convênios com prefeituras, autorizando o repasse de cerca de 350 milhões de reais. Só de abril para cá foram assinados mais de 90 convênios, ultrapassando os 285 milhões de reais. O Porto de Paranaguá já movimentou mais de 51 milhões de toneladas este ano, muito próximo do recorde estabelecido no ano passado. Desde 2011, foram mais de 940 milhões de reais em investimentos públicos e dois bilhões e 200 milhões em privados. Somente desde abril, a APPA anunciou mais 663 milhões de reais na melhoria da infraestrutura portuária até 2020. O Governo do Paraná contabiliza investimentos de 800 milhões em edificações públicas ao longo do ano, em mais de mil contratos. De abril até este mês, as novas ações totalizam 207 milhões e 400 mil reais. Pelos 250 quilômetros de estradas de ferro da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava, será transportado o volume recorde de 826 mil toneladas úteis, alta de 15% em relação a 2017. O faturamento previsto é de 20 milhões e 300 mil reais, um salto de 16% ante o ano anterior. A empresa investiu um milhão e 200 mil reais em manutenção. Quatro consórcios realizam os estudos de viabilidade para a construção de uma nova ferrovia de mil quilômetros ligando Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos do Litoral paranaense. (Repórter: Wyllian Soppa)
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, estes investimentos transformam muitos sonhos de décadas em realidade, especialmente na questão das obras viárias. Os investimentos do DER passam de três bilhões e 500 milhões de reais, sendo um bilhão e 200 milhões em obras que já estão em execução ou prestes a serem iniciadas, já com ordem de serviço. Também são destinados um bilhão e 800 milhões de reais para o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas e mais de 500 milhões em licitações iniciadas ou em preparação de edital. Segundo Lupion, estes são trabalhos que impactam diretamente na vida da população.// SONORA ABELARDO LUPION.//
As duplicações viabilizadas na gestão Cida Borghetti somam 100 quilômetros, o que permitirá dobrar a atual extensão de pistas duplas fora do Anel de Integração. Outro legado é o início das primeiras obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná com recursos do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com elas, são mais 460 milhões de reais para implantação asfáltica, entre contornos, estradas, marginais e acessos. O DER aplica ainda 186 milhões e 500 mil reais na construção de viadutos e trincheiras. A atual administração retomou o programa sucroalcooleiro, autorizando obras de cinco trincheiras para melhorar o acesso a usinas. Neste ano, a Secretaria da Infraestrutura e Logística firmou o número recorde de mais de 120 convênios com prefeituras, autorizando o repasse de cerca de 350 milhões de reais. Só de abril para cá foram assinados mais de 90 convênios, ultrapassando os 285 milhões de reais. O Porto de Paranaguá já movimentou mais de 51 milhões de toneladas este ano, muito próximo do recorde estabelecido no ano passado. Desde 2011, foram mais de 940 milhões de reais em investimentos públicos e dois bilhões e 200 milhões em privados. Somente desde abril, a APPA anunciou mais 663 milhões de reais na melhoria da infraestrutura portuária até 2020. O Governo do Paraná contabiliza investimentos de 800 milhões em edificações públicas ao longo do ano, em mais de mil contratos. De abril até este mês, as novas ações totalizam 207 milhões e 400 mil reais. Pelos 250 quilômetros de estradas de ferro da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava, será transportado o volume recorde de 826 mil toneladas úteis, alta de 15% em relação a 2017. O faturamento previsto é de 20 milhões e 300 mil reais, um salto de 16% ante o ano anterior. A empresa investiu um milhão e 200 mil reais em manutenção. Quatro consórcios realizam os estudos de viabilidade para a construção de uma nova ferrovia de mil quilômetros ligando Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos do Litoral paranaense. (Repórter: Wyllian Soppa)