Intermediação do estado permite regularizar situação de 5 mil famílias em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba

23/11/2018
Cerca de cinco mil famílias de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, que estavam instaladas de modo irregular no Jardim Israelense e Jardim Arco Íris, no bairro Capela Velha, poderão regularizar os imóveis e continuar morando no local. Em 2009, os moradores começaram a ocupar a área de 400 mil metros quadrados, que até então pertencia à Comércio de Imóveis Brasil, Cibraco S.A.
Com o intermédio do Governo do Estado, foi possível resolver a questão, chegando a um entendimento entre a empresa e as famílias.
De acordo com o assessor especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado, Hamilton Serighelli, há seis anos o estado trabalha para solucionar o impasse junto com a proprietária e a Prefeitura de Araucária. /SONORA HAMILTON SERIGHELLI/
Serighelli explicou que retirar as famílias do local traria um problema ainda maior, já que a prefeitura não teria como realocar os moradores.
A regularização dos imóveis permite que o município comece a pensar na infraestrutura da região, como obras de pavimentação, saneamento básico, energia elétrica e equipamentos públicos.
Com o acordo, as famílias estão pagando pelo imóvel diretamente à empresa. A parcela inicial para cada morador ficou em aproximadamente 270 reais, variando de acordo com o tamanho do terreno. Agora, as famílias precisam pagar também o IPTU, a taxa de iluminação pública e de coleta de lixo. (Repórter: Filipe Andretta)