Instituto de Pesos e Medidas do Paraná encontra irregularidades em produtos juninos

03/07/2018
O Ipem, Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, encontrou irregularidades em produtos típicos durante a operação Festas Juninas, realizada entre 14 de maio e o último dia 29. Os exames de laboratório foram feitos em Curitiba e nas Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava. Passaram por análises mais de mil e trezentas unidades de produtos, além de 435 itens avaliados preliminarmente nos locais de revenda.
Os agentes do Ipem lavraram seis autos de infração, representando um percentual de aproximadamente 5% de reprovação. Nos 90 estabelecimentos visitados, os fiscais encontraram casos em que a quantidade, o volume ou o peso do produto era inferior ao informado na embalagem, além de problemas nas indicações da embalagem, que seguem regras determinadas pelo Inmetro. As irregularidades foram encontradas em maria mole de coco queimado, arroz-doce, amendoim branco, pé de moleque crocante e vinho tinto de mesa seco fino.
O gerente de pré-embalados do Ipem, Sérgio Camargo, recomenda algumas precauções para quem for comprar produtos juninos. /SONORA SÉRGIO CAMARGO/
O presidente do Ipem, Oliveira Filho, afirmou que os agentes do Instituto conferem as quantidades dos produtos com o objetivo de garantir que o cidadão leve para casa a quantidade exata pela qual pagou no ato da compra.
As empresas autuadas pelo Ipem têm 10 dias para apresentar a defesa e podem ser multadas em até 1 milhão e meio de reais.
Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 da manhã ao meio dia, e da uma às 5 da tarde, ou através do site ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”. (Repórter: Filipe Andretta)