Instituto Ambiental do Paraná divulga lista de Reservas Particulares que vão passar por vistorias

24/10/2018
O IAP, Instituto Ambiental do Paraná, apresentou nesta quarta-feira o resultado parcial de classificação com as RPPNs, Reservas Particulares do Patrimônio Natural, aptas para receber a vistoria técnica prévia.
A etapa do Pagamento por Serviços Ambientais busca definição das ações de melhoria das reservas. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e o resultado com os nomes das propriedades classificadas está disponível no site iap.pr.gov.br .
Serão marcadas até o final deste ano as vistorias com a presença do proprietário ou representante legal. A etapa de vistoria técnica inclui um diagnóstico da área e elaboração do Projeto Individual da Reserva. Para o mapa de uso e cobertura da terra, serão coletadas informações e coordenadas geográficas. Após a realização das primeiras etapas, a vistoria será feita a cada seis meses para monitorar se as ações previstas estão sendo executadas nas propriedades.
No Paraná, boa parte das áreas naturais estão em propriedades particulares. O Pagamento por Serviços Ambientais tem como principal objetivo conceder incentivo econômico a proprietários ou possuidores de imóveis rurais ou urbanos que têm áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais, contribuindo para a conservação do meio ambiente. (Repórter: Filipe Andretta)