Instituto Ambiental do Paraná capacita para uso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural

22/11/2018
Técnicos do IAP, Instituto Ambiental do Paraná, promoveram até esta quinta-feira, em Curitiba, a 5ª capacitação do Sicar, Sistema de Cadastro Ambiental Rural. Durante três dias, o evento reuniu representantes dos 21 escritórios regionais do IAP para orientações sobre as ferramentas de análise do CAR, o Cadastro Ambiental Rural.
O diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon, destaca a importância de investir no treinamento dos servidores. /SONORA FRANCELO MOGNON/
O treinamento foi conduzido por técnicos do IAP e da Fundecc, Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural da Universidade de Lavras, que dá suporte e apoio técnico ao estado e ao Serviço Florestal Brasileiro.
Para Francelo Mongnon, o evento é uma oportunidade de mostrar os aperfeiçoamentos no sistema, como a possibilidade de automatização das análises do CAR. /SONORA FRANCELO MOGNON/
De acordo com Mognon, no Paraná, quase todos os proprietários de imóveis já aderiram ao CAR e o grande desafio é o monitoramento ambiental. A etapa atual é a análise do cadastro, seguida da implantação do Programa de Regularização Ambiental e, por último, o módulo de monitoramento da área.
O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. O Paraná possui 433 mil propriedades rurais com CAR registradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. (Repórter: Filipe Andretta).