IAP e Colit autorizam construção de área de escape na BR-277

22/02/2018
A emissão da Autorização Ambiental do Instituto Ambiental do Paraná, o IAP, para a construção de área de escape na BR-277 foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Desenvolvimento do Litoral, o Colit, nesta quarta-feira. A instalação da área de segurança é considerada obra de utilidade pública e o objetivo é evitar acidentes na descida da Serra do Mar.
O mecanismo de segurança será instalado no quilômetro 36, próximo a entrada de Morretes. O local foi definido com base em estudos de posicionamento, que levaram em consideração os índices de acidentes ao longo de toda rodovia, e interferências de menor impacto no meio social e benfeitorias. A estrutura serve para segurar caminhões que podem perder o controle dos freios durante o trajeto.
A solicitação da Autorização Ambiental vem sendo estudada desde 2016, agora, autorizada pelo Colit permite a construção de uma caixa de desaceleração, de 140 metros de extensão, formada por argila expandida.
Apesar da aprovação do Colit, a concessionária Ecovia, que administra esse trecho da rodovia, precisa, ainda, solicitar a autorização para desmate de algumas espécies nativas no local.
Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram o licenciamento e a regularização ambiental de 14 marinas e empreendimentos náuticos do Litoral. Também foram aprovadas na reunião do Colit autorizações ambientais para construção de redes de distribuição da Copel, limpeza de canais e rios, armazéns e outros empreendimentos particulares. (Repórter: Gilberto Bettinelli)