IAP divulga novo boletim de balneabilidade

12/01/2018
O Instituto Ambiental do Paraná, o IAP, divulgou nessa sexta-feira o quarto boletim de balneabilidade da temporada. De acordo com as análises dessa semana, aumentou o número de pontos considerados impróprios para banho no Litoral do Estado. Ao todo, foram registrados dois locais onde o banho não é indicado, além dos outros 10, que são considerados permanentemente impróprios.

O Instituto monitora a qualidade da água em locais onde há maior fluxo de pessoas durante o verão, incluindo o Litoral, Costa Oeste e Norte do Paraná. Amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação.
Esse trabalho possibilita avaliação de concentração de bactérias E. coli na água, que permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e a possibilidade de uso da água para atividades de lazer, como explica Ivonete Chaves, Diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição. //SONORA IVONETE CHAVES//
O novo boletim mostra que não estão próprios para banho, além da Ponta da Pita, em Antonina, o rio Nhudiquara, na altura do Largo Lamenha Lins, em Morretes. Ao todo, são monitorados 49 locais no Litoral, sendo 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.
Durante o Verão Paraná, os boletins serão divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, com dados do monitoramento dos pontos do Litoral e do Interior do Estado. Para acessar as informações basta acessar os sites www.iap.pr.gov.br ou www.verao.pr.gov.br. (Repórter: Gilberto Bettinelli)