Hemepar necessita de doações na época de Páscoa

28/03/2018
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Hemepar, alerta os paranaenses sobre a necessidade de ampliar as doações de sangue antes, durante e após o feriado de Páscoa. Apenas em Curitiba, são necessárias de 150 a 200 doações por dia para manter os estoques regulares.
De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, durantes os feriados surgem mais riscos de acidentes em estradas, o que demanda um preparo maior para o caso de situações emergenciais que necessitem de transfusões de sangue. Ao mesmo tempo, o número de doadores costuma cair entre 30 e 40% nos períodos festivos. Ele diz que a população paranaense é solidária, e as divulgações do Hemepar ajudam a lembrar os doadores. //SONORA PAULO HATSCHBACH//
Ainda segundo o diretor, o Hemepar está buscando parcerias com empresas e outras instituições, para doações em grupos para suprir a demanda da época. O Hemepar é responsável pelo abastecimento de sangue de mais de 380 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e, para o feriado, precisa acumular bolsas suficientes para todo o período.
O procedimento de doação de sangue é seguro e dura aproximadamente 40 minutos com o acompanhamento de profissionais qualificados. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres devem aguardar três meses para realizar uma nova doação. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Para mais detalhes acesse o site www.hemepar.pr.gov.br/ (Repórter: Gilberto Bettinelli)