Governo propõe emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias que retira veto a reajuste em 2019

28/05/2018
A governadora Cida Borghetti encaminhou nesta segunda-feira à Assembleia Legislativa do Paraná proposta de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias para retirar a proibição de concessão de reajuste salarial ao funcionalismo público para o ano que vem.
Com a medida, o Governo do estado passa a avaliar a viabilidade de aplicar uma reposição no próximo orçamento, atendendo condições legais e financeiras. Cida Borghetti afirmou que a emenda tem o objetivo de retirar a trava da recomposição salarial e representa a primeira etapa para que o estado possa estudar os índices de reajuste.
O texto foi enviado ao Legislativo e deve ser colocado em votação na próxima pauta. Caso seja aprovado em plenário, a matéria volta para a sanção da governadora. O procurador-geral do estado, Sandro Kozikoski, explica que o tamanho do reajuste ainda depende de estudos. /SONORA SANDRO KOZIKOSKI/
O procurador-geral do estado ainda destacou que a reposição dos servidores precisa respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com a folha de pagamentos em 54% da receita corrente líquida estadual. /SONORA SANDRO KOZIKOSKI/
A folha de servidores do estado é de aproximadamente 1 bilhão e meio de reais por mês, somando pessoal da ativa, aposentados e pensionistas. (Repórter: Filipe Andretta)