Governo implanta em Curitiba a primeira Unidade Paraná Seguro

01/03/2012
Quatrocentos e cinqüenta homens das polícias Civil, Militar e da Guarda Municipal de Curitiba ocuparam nesta quinta-feira parte do bairro Uberaba, dando início à implantação da primeira Unidade Paraná Seguro, a UPS, no Estado. A medida tem caráter piloto. Ainda este ano serão implantadas mais 10 unidades em Curitiba e identificadas áreas que receberão UPS nas principais cidades do Estado. A ação, que nas próximas semanas vai se desdobrar em medidas de policiamento comunitário e fortalecimento de políticas públicas na região, atende à determinação do governador Beto Richa para melhorar as condições de segurança no Paraná e consolidar a queda no número de homicídios. O governador afirmou que este dia 1º de março é decisivo para marcar o início de uma grande revolução que será feita na área da segurança pública no Paraná. E que o cenário dessas regiões será transformado, com políticas públicas do município e do governo estadual, e a presença permanente da polícia.
A região do Uberaba, onde ficam as vilas que foram alvo da operação desta quinta-feira, terá duas bases de UPS.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, informou que serão implantados no bairro dois módulos móveis e, posteriormente, construídos módulos fixos. Segundo ele, será mantida a presença policial intensiva na região por mais 15 dias e, depois, será iniciado um processo de visitas domiciliares com policiais treinados em policiamento comunitário, para criar um relacionamento com a comunidade.// SONORA BONDARUK //
O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, lembrou que operações do gênero foram realizadas no passado, mas tiveram caráter transitório, e que agora a ocupação será permanente.
Na ação de congelamento da região, policiais tomaram áreas das vilas Audi, União, Ferroviária, Jardim Primavera, Centenário e Icaraí, integrantes do bairro Uberaba, que apresenta elevado índice de homicídios e crimes relacionados ao tráfico. Seguindo a determinação de evitar constrangimentos aos moradores, os policiais cercaram com viaturas entradas e saídas das vilas, com suporte de helicópteros e cães farejadores, para abordagem e identificação de veículos e revistas a pessoas. Foram presos três acusados de tráfico de drogas e estelionato.
O secretário Reinaldo de Almeida Cesar disse que o conceito das UPS que o Paraná começa a implantar é baseado na solução usada nas comunidades do Rio de Janeiro, mas possui uma diferença fundamental, que é a parceria do estado com o município para levar políticas públicas de ação social, geração de renda, contraturno escolar e melhoria da infraestrutura, como roçada em parques e praças e iluminação pública, para áreas degradadas em que for constatada a ausência dessas políticas públicas. O secretário afirmou que a policia vai entrar prá ficar e se aproximar da comunidade.// SONORA REINALDO //
Reinaldo de Almeida Cesar reafirmou que o programa Paraná Seguro prevê a contratação de 10 mil policiais até 2014 e a compra de 3.200 viaturas, com tecnologia embarcada de georeferenciamento e computadores , para equipar as polícias e o Instituto Médico Legal, além de 95 novas delegacias e 400 módulos policiais móveis. Para isso o orçamento da Secretaria da Segurança será reforçado em 500 milhões de reais no atual exercício, e poderá dobrar até 2014. (Repórter: Jurandir Ambonatti)