Governo do Paraná fortalece ações e serviços de apoio aos cidadãos
28/12/2018
Iniciativas do Governo do Estado estão fortalecendo as ações e apoio aos cidadãos no Paraná. Os programas são desenvolvidos pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. Segundo o secretário Elias Gandour Thomé, o objetivo é sempre reforçar as políticas de direitos humanos, de trabalho e ampliar as oportunidades da população paranaense. De acordo com ele, neste ano, mais de 50 mil pessoas foram atendidas nas feiras de serviços Paraná Cidadão, que possibilita o acesso a serviços gratuitos, como emissão de documentos pessoais, intermediação de vagas de emprego e cadastro na tarifa social de água e luz. Desde 2015, o Paraná Cidadão já esteve em 59 cidades, realizando quase 460 mil atendimentos a mais de 200 mil pessoas. Pelo programa Criança e Adolescente Protegido, desde 2016 foram emitidas 45 mil carteiras de identidade, de forma gratuita, a crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino do Paraná. Já nos avanços na política de Direitos Humanos está a implantação do CEIM, Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas, inaugurado em outubro de 2016. Ele oferece aos imigrantes informações sobre regularização de documentos, oportunidade de emprego e estudo, entre outras ações. No local, já foram feitos 951 cadastros e mais de três mil atendimentos. Outro avanço foi a implantação, em 2016, do SOS Racismo, pelo telefone 0800 642 0345, para atendimento à população vítima de discriminação racial. Neste ano, o Provita, programa de Assistência e Proteção a Vítimas e Testemunhas, registrou 40 casos, envolvendo 76 pessoas que foram atendidas. Já o Programa de Proteção a Criança e Adolescentes Ameaçados de Morte registrou 13 casos e 25 crianças e adolescentes atendidas. Em 2018, foram realizados 43 capacitações pela Escola de Educação em Direitos Humanos, que oferece cursos de formação inicial e continuada, seminários e treinamentos junto aos Departamentos de Atendimento Socioeducativo, do Trabalho, e de Direitos Humanos. O Procon Paraná realizou, em 2018, mais de 201 mil atendimentos, sendo quase 90 mil no interior, nos municípios que integram o Sistema Estadual de Atendimento ao Consumidor. (Repórter: Wyllian Soppa)