Governo do Paraná cria ferramenta para melhorar o atendimento das ouvidorias do Estado

05/01/2012
O Paraná implantou um novo sistema informatizado que vai integrar todos os ouvidores dos órgãos do Governo Estadual em uma rede e garantir mais efetividade na gerência das demandas dos cidadãos. Além disso, a ação vai reduzir o tempo de resposta e permitir maior controle sobre as medidas implementadas em cada caso. O Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias foi desenvolvido pela Corregedoria e Ouvidoria Geral, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná, a Celepar, e Casa Civil. A ferramenta está em operação desde o mês de agosto do ano passado. O secretário de Corregedoria e Ouvidoria Geral, Cid Vasques, ressaltou os avanços com uma comparação entre o sistema atual com o anterior.// SONORA CID VASQUES//
O secretário afirmou também que o novo sistema oferece um serviço mais descentralizado.// SONORA CID VASQUES//
O novo Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias facilitou o trabalho na área de educação, onde é usado como ferramenta gerencial para acompanhar demandas de professores, funcionários, pais e alunos, entre outros. Segundo Cid Vasques, o sistema de reclamações funciona com a integração de diversas unidades.// SONORA CID VASQUEZ
A maioria das demandas da Ouvidoria Geral do Estado chega por meio da internet, através do site oficial ou por email. Cerca de dez por cento dos contatos são feitos por telefone, pessoalmente ou por cartas. Ao acessar o serviço, o cidadão pode identificar-se, pedir sigilo e também fazer denúncias anônimas. Em todos os casos é emitido um protocolo de resposta, com senha, que permite o acompanhamento até a obtenção da resposta com a providência adotada pela Ouvidoria e pela administração pública. Ao longo do ano passado, a Ouvidoria Geral registrou 6.350 manifestações de cidadãos, entre dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. (Repórter: Priscila Paganotto)