Governo do Estado treina técnicos da assistência social

08/02/2012
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social retomou nesta semana o processo de capacitação de trabalhadores do Suas, o Sistema Único de Assistência Social. Com investimentos de 12 milhões de reais para os próximos quatro anos, o projeto, lançado em 2011, prevê 65 mil vagas para gestores municipais e profissionais de todo o Estado que atuam na área da assistência social. O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no País. É formado pelo poder público e a sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. A coordenadora da secretaria, Larissa Tissot afirmou que o papel do Estado é garantir o assessoramento técnico aos municípios e preparar os profissionais que atuam diretamente com o usuário do sistema. A capacitação terá um papel fundamental para a consolidação do Suas no Estado, e para que os trabalhadores encontrem e implementem estratégias de acordo com a realidade de cada município. Nesta quarta-feira, os alunos assistiram à palestra “A Política de Assistência Social”, ministrada pela professora conferencista e mestre em serviço social Márcia Terezinha de Oliveira. Em seguida, a coordenadora de Finanças da secretaria, Marcela Martins, falou sobre “Os Desafios da Gestão Financeira”. O curso, transmitido simultaneamente em telessalas, atinge as 23 regiões do Estado que abrigam os escritórios regionais da secretaria. (Repórter: Maria Eduarda Buchi)