Governo do Estado investiu 780 milhões de reais em infraestrutura escolar nos últimos 12 meses

29/12/2018
O Governo do Estado investiu mais de 780 milhões em 2018 para garantir a execução dos programas voltados às áreas de transporte e alimentação escolar para estudantes da rede estadual de ensino. Os recursos também foram destinados a obras de construção, reparo e de ampliação das escolas, além de equipamentos. Neste ano, foram concluídas 667 obras do Programa Escola 1000, criado para acelerar a revitalização das escolas estaduais. O investimento do Governo foi de 100 milhões de reais divididos entre mil escolas estaduais de todas as regiões do Estado. Elas foram escolhidas pelos Núcleos Regionais de Educação de acordo com as prioridades e cada uma recebeu 100 mil reais. As melhorias foram definidas com participação de toda a comunidade escolar. O diretor-presidente da Fundepar, José Roberto Ruiz, ressaltou os investimentos na área de infraestrutura das escolas. // SONORA JOSÉ RUIZ // RUIZ 01

Outras diversas ações também foram destaque na área da Educação. Para a área da merenda, foram aplicados 135 milhões de reais para a compra de alimentos. Para o transporte escolas, o Instituto Fundepar repassou para as prefeituras cerca de 118 milhões, com o objetivo de garantir que em torno de 200 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino chegassem às escolas. Também foram adquiridos por meio de convênios 49 novos veículos destinados a 42 municípios para reforçar na frota escolar. Entre outros investimentos, foram aplicados 150 milhões de reais no programa Escola Conectada, para compra de equipamentos e melhoria da internet nas escolas. Outros 20 milhões reais em convênios foram destinados às Apaes, com entrega de laboratórios de informática, brinquedos e veículos adaptados. Outros 30 milhões foram usados para a compra de novas cadeiras, mesas e equipamentos para cozinha das 2.100 escolas estaduais. Além destes valores, outros 140 milhões foram destinados por meio do Fundo Rotativo, que faz o repasse para as escolas atenderem demandas diárias, como compra de materiais didáticos e de expediente e também para pequenos reparos. (Repórter: Rodrigo Arend)