Governo do Estado contribuirá com 300 milhões de reais para obras do metrô de Curitiba

13/10/2011
O governador Beto Richa, a presidente Dilma Rousseff e o prefeito Luciano Ducci anunciaram oficialmente nesta quinta-feira uma parceria para implantar a primeira etapa do metrô em Curitiba, orçado em 2 bilhões e 250 milhões de reais. O projeto terá 1 bilhão em recursos do Orçamento Geral da União, a fundo perdido. O governo federal também vai financiar 750 milhões. Desse valor, 300 milhões serão assumidos pelo governo estadual, e 450 pelo município. Uma parceria público-privada irá completar os 500 milhões restantes. Beto lembrou a evolução do transporte público em Curitiba e disse que a conquista do metrô atende a necessidade de implantação de um transporte de massa ainda mais moderno e de alta tecnologia na cidade. O governador também destacou o bom relacionamento do Estado com o governo federal. // SONORA RICHA // Beto comentou os projetos em andamento nas áreas de habitação, segurança e construção de presídios, os projetos para ampliação e modernização do porto e implantação de uma ferrovia entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, e o porto de Paranaguá.
A presidente Dilma Roussef elogiou a qualidade do projeto do metrô de Curitiba, destacando que promove integração entre os modais de transporte e aumenta a acessibilidade dos usuários, com a tarifa única. Segundo ela, é um dos melhores projetos de transporte público do Brasil. Dilma também destacou o bom entendimento com o governador Beto Richa // SONORA DILMA //
Para o prefeito Luciano Ducci, o anúncio da parceria para a implantação do metrô entra para a história de Curitiba, e representa uma grande vitória, um grande avanço. // SONORA DUCCI // A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul e começará a ser construída no ano que vem, ligando o extremo sul, na Cidade Industrial, ao norte, no bairro Santa Cândida. A obra vai gerar cerca de dois mil empregos. A primeira etapa do metrô vai atender 400 mil usuários e substituirá 110 ônibus que rodam 20 quilômetros por dia. A frota terá 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. (Repórter: Jurandir Ambonatti)