Governo do Estado contrata dragagem do canal de acesso aos portos paranaenses
18/04/2012
O governador Beto Richa homologou a licitação aberta pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina para as obras de dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, que dá acesso aos dois terminais portuários. Nesta quarta-feira foi assinado o contrato com a empresa DTA Engenharia, que venceu a licitação. A empresa tem até 45 dias para mobilizar o equipamento e dar início aos trabalhos, que tem duração prevista de seis meses. Beto disse que as obras de dragagem devem ampliar ainda mais a capacidade de movimentação de cargas, que no ano passado chegou a um recorde de 41 milhões de toneladas.// SONORA BETO RICHA // O preço inicial máximo previsto para o serviço de dragagem era de 45 milhões de reais. Seis empresas apresentaram propostas e o preço final estabelecido pela vencedora teve uma redução de 20%, ficando em 37 milhões. As obras estão divididas em dois lotes e compreendem a dragagem do Canal da Galheta, partes da bacia de evolução e o acesso ao Porto de Antonina. O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que as obras vão garantir a segurança da navegação.// SONORA LUIZ HENRIQUE DIVIDINO // Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a dragagem é um passo fundamental para a execução dos projetos de ampliação e modernização dos portos paranaenses.// SONORA JOSE RICHA FILHO // A dragagem emergencial é a primeira de três fases do programa de manutenção dos canais de navegação dos Portos do Paraná. A segunda fase será a contratação de serviços de manutenção continuada por 60 meses, evitando assim riscos e restrições à navegação. A terceira, que ainda está sendo estudada, é a dragagem de aprofundamento dos canais, de 15 para 16 metros de profundidade. Com isso, o Paraná poderá receber navios maiores, com maior capacidade de transporte. (Repórter: Fernado Lopes)