Governo completa meta de levar melhorias a mil escolas estaduais

25/06/2018
Mais 38 escolas estaduais, de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná, vão receber obras de reparo e melhorias pelo programa Escola 1000. As autorizações foram assinadas pelo diretor-presidente da Fundepar, Sérgio Brun e pelo chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, nesta segunda-feira, em evento com professores no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Com mais esse grupo, a meta de beneficiar pelo programa mil escolas estaduais foi cumprida integralmente. Cida Borghetti comemorou o encerramento desta etapa do programa, atendendo todas as escolas selecionadas. Para a governadora, o bom ambiente beneficia alunos e professores e se reflete no processo de aprendizagem.
Segundo o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, o programa demonstra o caráter municipalista do Governo estadual. /SONORA DILCEU SPERAFICO/
Criado pelo Governo do Paraná no ano passad para acelerar a revitalização das escolas estaduais, o programa já tem 900 obras iniciadas ou concluídas. As demais obras, autorizadas nas últimas semanas devem iniciar nos próximos meses, como explica o diretor-presidente da Fundepar, Sérgio Brun. /SONORA SÉRGIO BRUN/
Organizado pela Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação, o programa Escola 1000 contemplou quase a metade de toda a rede estadual, formada por duas mil e cem unidades e um milhão de estudantes.
O investimento total do Governo do Paraná no programa foi 100 milhões de reais, divididos entre mil escolas estaduais de todas as regiões do Paraná. Cada uma recebeu 100 mil reais depositados em conta de Fundo Rotativo, para a realização dos projetos. Foram feitas melhorias como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras. As obras foram definidas durante audiências públicas.
Além do Escola 1000, estão em andamento o programa Reparos Rápidos que fará pequenas intervenções em mais 500 escolas da rede pública e o repasse de quatro cotas extras ao Fundo Rotativo a todas as unidades para reparos.
O núcleo de Paranaguá abrange 60 escolas, das quais 28 foram contempladas pelo Escola 1000 e dez receberam a autorização nesta etapa. Cerca de 20 mil alunos serão beneficiados. Selma Camargo, chefe do núcleo de educação, afirma que os investimentos do Governo estadual vieram em boa hora. /SONORA SELMA CAMARGO/
Além de Paranaguá, foram contempladas escolas nos municípios de Pien, Balsa Nova, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Dr Ulisses, Tunas do Paraná, Curitiba, Guaraqueçaba, Matinhos, Guaratuba e Morretes. (Repórter: Filipe Andretta)