Governo começa por Londrina reforço na infraestrutura da segurança pública do Estado

23/03/2012
O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira, em Londrina, a abertura de licitação para a construção da nova sede do Instituto Médico Legal na cidade. A medida faz parte do pacote de investimentos de 100 milhões na expansão e melhoria da infraestrutura de segurança no Paraná, autorizado pelo governador no início do mês, também em Londrina. Beto também fez a entrega oficial do prédio da 10ª Subdivisão Policial, antiga sede do cadeião de Londrina, ao Sistema Fecomércio, que revitalizará o imóvel para abertura de um centro cultural.
O governador anunciou uma série de projetos para Londrina.Serão construídas novas sedes para a Policia Civil, que é a Delegacia Cidadã, e para o comando regional da Polícia Militar. Também faz parte do planejamento a construção de uma sede para o Instituto de Criminalística, a instalação da primeira base descentralizada do Graer, Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo, e a construção de uma delegacia especializada em homicídios.
O governador afirmou que começa por Londrina a verdadeira revolução na segurança do Paraná, com os investimentos previstos para todo o Estado.// SONORA RICHA //
O secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que os recursos para a construção da nova sede do Instituto Médico Legal em Londrina estão assegurados. Segundo ele, a nova unidade será moderna, com acessibilidade adequada e respeitando o meio ambiente. O secretário destacou o projeto da Delegacia Cidadã, que será construída na cidade, com aplicação de 10 milhões, // SONORA REINALDO //
O prédio da 10ª Subdivisão Policial, com 5 mil metros quadrados, foi cedido pelo Estado à Fecomércio em regime de comodato, pelo período de 20 anos. A entidade investirá 1 milhão e 800 mil reais na reforma das celas, que irão abrigar auditórios, bibliotecas e espaços para espetáculos musicais e teatrais.
O prédio abrigou durante 45 anos o cadeião do município, desativado em 1994, com a transferência dos presos para a Penitenciária Estadual de Londrina.
O presidente da Fecomércio, Darci Piana, explica que as característ
icas do imóvel serão mantidas para preservar a história do prédio. Ele estima que as obras sejam concluídas no ano que vem, e ressaltou a importância da obra para Londrina e Região. // SONORA PIANA //
Antes da solenidade de repasse do imóvel à Fecomércio, o governador Beto Richa visitou as instalações do Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, destruído por um incêndio no mês de fevereiro. Ele destacou que equipes técnicas do Patrimônio Estadual e da União irão vistoriar o estabelecimento no dia 3 do mês que vem para autorizar a licitação para as obras de reforma. (Repórter: Jurandir Ambonatti)