Governo avalia anteprojeto do novo estatuto da Polícia Civil

27/10/2011
O governo do Estado está avaliando o anteprojeto do novo estatuto da Polícia Civil do Paraná, que vai substituir o texto atual, que é de 1982. O documento, elaborado por uma comissão, foi entregue esta semana ao secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto. O andamento do processo foi comunicado nesta quinta-feira ao governador Beto Richa, durante reunião com a participação de Almeida Cesar, de Michelotto e dos novos dirigentes das entidades representativas dos policiais civis do Paraná.
Beto recebeu no Palácio das Araucárias o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná, o Sinclapol, delegado Jairo Amodio Estorílio; e o presidente da Associação dos Delegados da Polícia do Paraná, a Adepol, delegado Kiyoshi Hattanda. Os dois foram eleitos no último dia 8, e tomaram posse no mesmo dia.
O governador reforçou a disposição para o diálogo com as entidades, que representam mais de 3.500 policiais civis. Beto também lembrou a reestruturação que o governo está promovendo na Polícia Civil, por meio do programa Paraná Seguro, que prevê o ingresso, até 2014, de 2.200 policiais no efetivo e a contratação de 400 delegados. Em setembro, o governador assinou a nomeação de 694 policiais civis aprovados em concurso em 2010, o que representa um acréscimo de 20% no efetivo da corporação. // SONORA RICHA // O secretário Reinaldo de Almeida Cesar afirmou que o Governo do Estado tem o compromisso de recuperar a capacidade de atuação da Polícia Civil do Paraná // SONORA REINALDO // O delegado-geral Marcus Michelotto, disse que há muito tempo os policiais não tinham um governo que respeitasse a instituição, promovendo o resgate pessoal e material. E, segundo ele, o que foi feito em dez meses de gestão é muito mais do que foi feito nos últimos anos.
De acordo com o novo presidente do Sinclapol, Jairo Estorílio, os policiais vivem hoje um momento histórico, no qual os delegados divisionais são recebidos pelo governador, estabelecendo um diálogo para a construção de uma nova polícia civil. // SONORA ESTORÍLIO // O novo presidente da Adepol, Kiyoshi Hattanda, afirmou que os policiais civis estão motivados com os avanços anunciados pelo governo .// SONORA HATTANDA // O governador Beto Richa e o secretário chefe de gabinete, Deonilson Roldo, receberam homenagem da associação e do sindicato dos delegados.
O anteprojeto em análise na Secretaria de Segurança visa modernizar o estatuto da Polícia Civil (Repórter: Jurandir Ambonatti)