Governadora Cida Borghetti afirma que o Paraná quer estreitar relações internacionais

17/04/2018
A governadora Cida Borghetti afirmou que o Paraná atua para estreitar as relações internacionais e ampliar os acordos de cooperação com outros países. Ela se reuniu nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, com membros do Corpo Consular do Estado. A governadora colocou o governo do Paraná à disposição do Corpo Consular para ampliar a participação e as parcerias internacionais do Estado. //SONORA CIDA BORGHETTI//
Cida citou a ampliação do relacionamento do Governo do Estado com as embaixadas internacionais em Brasília e o trabalho da Paraná Desenvolvimento na busca de investimentos estrangeiros.
Participaram da reunião o chefe do Escritório de Representação do Itamaraty em Curitiba, Paulo Roberto Palm e os cônsules do Uruguai, Paraguai, Argentina, Costa Rica, Peru, do Japão, Polônia, Bélgica, Bangladesh e cônsul Blanca Mernando Barco, da Espanha.
O presidente do Corpo Consular e cônsul da Albânia e da República Dominicana, Thomas Neves, afirmou que a entidade trabalha para ampliar o número de consulados e câmaras de comércio bilaterais no Paraná. //SONORA THOMAS NEVES//
Atualmente, o Paraná conta com 45 consulados. Para os representantes, estreitar as relações internacionais do Paraná é importante, não apenas na questão comercial, mas para ampliar o intercâmbio cultural e tecnológico.
Ainda nesta quinta-feira, Cida Borghetti se reuniu com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura. No encontro, foram discutidas as parcerias em andamento entre o Paraná e o país asiático e as comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que acontecem em julho. (Repórter: Gilberto Bettinelli)