Governador Beto Richa autoriza licitação de asfalto entre Mato Rico e Pitanga, na região Central do Paraná
19/12/2017
O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira licitação para obras de pavimentação de 43 quilômetros da PR-239, que liga os municípios de Mato Rico a Pitanga, na região Central do Paraná. O investimento é de 133 milhões e 500 mil reais. O governador destacou que essa é uma conquista não apenas local, mas para todo o Estado.// SONORA BETO RICHA.//
Atualmente a estrada entre Mato Rico e Pitanga é de terra. A pavimentação deste trecho faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que tem financiamento do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ligar cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado é um dos grandes objetivos do programa. Beto Richa ressaltou que o aval para operações de crédito internacional que possibilitam esses investimentos em infraestrutura só foi possível devido ao ajuste fiscal realizado nos últimos anos. A pavimentação entre Mato Rico e Pitanga vai beneficiar mais de 35 mil moradores dos dois municípios, em especial os pequenos produtores, facilitando o escoamento da produção agrícola. De acordo com o prefeito de Pitanga, Maicol Geison Barbosa, essa obra é uma conquista para a população que aguarda a pavimentação há mais de 30 anos.// SONORA MAICOL GEISON BARBOSA.//
A obra também deve beneficiar estudantes de cursos superiores, que atualmente levam mais de três horas para percorrer os cerca de 43 quilômetros para chegar às universidades localizadas em Pitanga. Segundo o prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes, este é um resgate da dignidade e da cidadania da região Central do Paraná.// SONORA MARCEL MENDES.//
O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná prevê investimento total de um bilhão e 400 milhões de reais, sendo 764 milhões de reais da instituição internacional e 650 milhões de reais em contrapartidas do Tesouro do Estado. Além de Mato Rico, o programa vai beneficiar o município de Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de investimento na obra de 28 quilômetros é de 74 milhões de reais. Também está incluída no programa a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. A obra de mais de 47 quilômetros está orçada em 140 milhões de reais. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região.// SONORA JOSÉ RICHA FILHO.//
Outros dois trechos de estradas estaduais também vão ganhar asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto São José – conhecida como Estrada Beira Rio – na região Noroeste do Estado, e a PR-090, no Campos Gerais, para facilitar o acesso ao Contorno de Castro. Outra obra importante prevista no programa, também na região da Capital, é a melhoria da PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré. O Governo do Paraná já investiu na região de Pitanga e Mato Rico quase 15 milhões de reais em obras de conservação. Foram recuperados trechos de rodovias como a PR-466, PR-460 e PR-462. (Repórter: Amanda Laynes)
Atualmente a estrada entre Mato Rico e Pitanga é de terra. A pavimentação deste trecho faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que tem financiamento do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ligar cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado é um dos grandes objetivos do programa. Beto Richa ressaltou que o aval para operações de crédito internacional que possibilitam esses investimentos em infraestrutura só foi possível devido ao ajuste fiscal realizado nos últimos anos. A pavimentação entre Mato Rico e Pitanga vai beneficiar mais de 35 mil moradores dos dois municípios, em especial os pequenos produtores, facilitando o escoamento da produção agrícola. De acordo com o prefeito de Pitanga, Maicol Geison Barbosa, essa obra é uma conquista para a população que aguarda a pavimentação há mais de 30 anos.// SONORA MAICOL GEISON BARBOSA.//
A obra também deve beneficiar estudantes de cursos superiores, que atualmente levam mais de três horas para percorrer os cerca de 43 quilômetros para chegar às universidades localizadas em Pitanga. Segundo o prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes, este é um resgate da dignidade e da cidadania da região Central do Paraná.// SONORA MARCEL MENDES.//
O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná prevê investimento total de um bilhão e 400 milhões de reais, sendo 764 milhões de reais da instituição internacional e 650 milhões de reais em contrapartidas do Tesouro do Estado. Além de Mato Rico, o programa vai beneficiar o município de Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de investimento na obra de 28 quilômetros é de 74 milhões de reais. Também está incluída no programa a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. A obra de mais de 47 quilômetros está orçada em 140 milhões de reais. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região.// SONORA JOSÉ RICHA FILHO.//
Outros dois trechos de estradas estaduais também vão ganhar asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto São José – conhecida como Estrada Beira Rio – na região Noroeste do Estado, e a PR-090, no Campos Gerais, para facilitar o acesso ao Contorno de Castro. Outra obra importante prevista no programa, também na região da Capital, é a melhoria da PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré. O Governo do Paraná já investiu na região de Pitanga e Mato Rico quase 15 milhões de reais em obras de conservação. Foram recuperados trechos de rodovias como a PR-466, PR-460 e PR-462. (Repórter: Amanda Laynes)