Festa religiosa é incluída no calendário de eventos do Paraná

23/04/2018
A Festa da Unidade e da Solidariedade, que é realizada pela Arquidiocese de Curitiba e pela Ação Social do Paraná, no dia da solenidade de Corpus Christi, agora faz parte do calendário oficial de eventos do Paraná.
Em solenidade realizada nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a governadora Cida Borghetti sancionou a lei número 760/17, proposta pela Assembleia Legislativa. A celebração é considerada um dos maiores eventos religiosos do Estado.
Com a sanção, a festa da Unidade e da Solidariedade passa a ser comemorada oficialmente na capital do Estado, na mesma data do Corpus Christi, que se realiza 60 dias após a Páscoa. A governadora afirmou que a lei vai contribuir para fomentar a cultura e o turismo, além de apresentar o Paraná para um maior número de pessoas. //SONORA CIDA BORGHETTI//
Na festa de Corpus Christi, fiéis da igreja católica se reúnem para confeccionar os tradicionais tapetes de serragem com símbolos de fé, na avenida Cândido de Abreu. Em Curitiba, além da motivação religiosa, o evento conta, também, com arrecadação de alimentos e agasalhos que são doados às famílias atendidas pelas pastorais.
Para o arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo, a lei é o reconhecimento do Estado a uma manifestação cultural já consagrada na comunidade católica. //SONORA DOM JOSÉ ANTONIO PERUZZO//
Neste ano, a solenidade do Corpus Christi tem como tema “Ser Cristão é ter Deus no seu dia a dia”. A festa tem início na véspera do dia de Corpus Christi, em 30 de maio, com vigília campal. No dia 31 há uma programação artística, cultural e gastronômica simultânea à confecção dos tapetes na avenida Cândido de Abreu. (Repórter: Gilberto Bettinelli)