Ferroeste bate recordes de movimentação e faturamento
28/12/2018
A Ferroeste conquistou números recordes neste ano. Pelos 250 quilômetros da ferrovia entre Cascavel e Guarapuava, um total de 826 mil toneladas úteis será transportado até o fechamento do ano, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2017. O faturamento previsto é de 20 milhões e 300 mil reais, um salto de 16% em relação ao ano passado. Para 2019, a projeção de receita é de 24 milhões e 700 mil reais. Além de grãos, milho e trigo, farelos e contêineres são escoados pelos trens da Ferroeste rumo ao Porto de Paranaguá. No sentido importação, a ferrovia transporta principalmente insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis. Visando o futuro, foi aprovado neste mês um plano estratégico para o período de 2019 a 2023. Segundo o diretor-presidente da Ferroeste, Ricardo Soares Martins, o trabalho vai procurar manter parcerias e boa rentabilidade. // SONORA RICARDO MARTINS // RICARDO 01
Nos anos seguintes, o plano já considera a nova ferrovia ligando Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos do litoral paranaense, que inclui a revitalização do trecho já operado pela Ferroeste. Durante a gestão da governadora Cida Borghetti, a Ferroeste implantou duas mudanças importantes. Em setembro, foi lançado o Programa de Integridade e Compliance, ferramenta responsável por garantir a transparência e a confiabilidade nos processos. E, no começo deste mês, a ferrovia passou a ser uma empresa dependente do Estado. Com a inclusão na verba orçamentária do Estado, o governo poderá investir mais na infraestrutura, como reforma ou aquisição de novas locomotivas, até que a nova ferrovia seja viabilizada. Em 2018, foram investidos 1 milhão e 200 mil reais em manutenção de máquinas. No orçamento do ano que vem, estão programados mais 4 milhões de reais. (Repórter: Rodrigo Arend)
Nos anos seguintes, o plano já considera a nova ferrovia ligando Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos do litoral paranaense, que inclui a revitalização do trecho já operado pela Ferroeste. Durante a gestão da governadora Cida Borghetti, a Ferroeste implantou duas mudanças importantes. Em setembro, foi lançado o Programa de Integridade e Compliance, ferramenta responsável por garantir a transparência e a confiabilidade nos processos. E, no começo deste mês, a ferrovia passou a ser uma empresa dependente do Estado. Com a inclusão na verba orçamentária do Estado, o governo poderá investir mais na infraestrutura, como reforma ou aquisição de novas locomotivas, até que a nova ferrovia seja viabilizada. Em 2018, foram investidos 1 milhão e 200 mil reais em manutenção de máquinas. No orçamento do ano que vem, estão programados mais 4 milhões de reais. (Repórter: Rodrigo Arend)