Estudantes de Pinhais transformam paisagem de escola e da comunidade

23/04/2018
Fortalecer o ensino prático, contribuir com a preservação ambiental e transformar espaços de convivência social na escola e na comunidade. Estas são as propostas definidas pelos estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, na Grande Curitiba. As ações fazem parte do projeto de revitalização de áreas verdes, desenvolvido pelos 21 alunos, há dois anos.
O projeto vem de uma intensa pesquisa científica e atividades práticas baseadas nas disciplinas previstas no currículo dos cursos com supervisão de professores.
A coordenadora do curso de Meio Ambiente, Luciene da Silva Soares, explica que o projeto começou após uma pesquisa bibliográfica feita pelos estudantes sobre a importância da preservação de áreas verdes em espaços públicos. //SONORA LUCIENE DA SILVA SOARES//
Os alunos decidiram colocar os dados coletados em prática na própria escola em espaços que não eram usados. O primeiro passo foi elaborar um estudo sobre a história da região para descobrir como o solo era utilizado e definir ações para corrigir as necessidades de nutrientes para o cultivo das novas plantas.
Em seguida, eles elaboraram um projeto paralelo de compostagem e produção de humos para fertilizar o solo e, também, um viveiro com mudas de plantas nativas da região. O aluno Giliarde Thaylor Feitosa, de 16 anos, do 3º ano do curso de Meio Ambiente, diz que a prática agrega muito ao aprendizado. //SONORA GILIARDE THAYLOR FEITOSA//

A entrada da escola ganhou novos canteiros com diferentes tipos de flores, com espécies ornamentais e um espaço dedicado à pesquisa científica relacionada a questões ambientais, além de uma estação meteorológica.
No início do mês de abril, o Colégio promoveu uma palestra para representantes de 21 municípios da região para apresentar os projetos desenvolvidos pela escola. O evento serviu para reforçar a parceria entre a escola e os municípios em que os alunos residem. (Repórter: Gilberto Bettinelli)