Estado vai usar robô de startup paranaense para testes de visão em escolas e unidades de saúde

19/09/2018
Um equipamento desenvolvido por uma startup paranaense, capaz de detectar problemas de visão que podem ser evitados, vai ajudar o Governo do Paraná a oferecer testes oftalmológicos em escolas e unidades de saúde em diferentes regiões do estado. O nome da novidade é Adam Robo, um equipamento que pode ser levado às cidades mais distantes, e que garantiu à startup curitibana Prevention destaque na Imagine Cup, competição promovida pela Microsoft e considerada a Copa do Mundo da inovação.
Um exemplar o Adam Robo foi entregue ao estado do Paraná durante reunião da governadora Cida Borghetti com os fundadores da startup, nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu. O equipamento já tinha sido levado aos Mutirões da Cidadania promovidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba no ano passado.
Na reunião, a governadora afirmou que é um orgulho ver uma empresa paranaense criando uma tecnologia que ajuda a diminuir a evasão escolar e garante mais qualidade de vida para crianças e adolescentes. Segundo o secretário da saúde, Antônio Carlos Nardi, a entrega do Adam Robo ao estado é um grande gesto de cidadania. /SONORA ANTÔNIO CARLOS NARDI/Juliano Santos, criador do Adam Robo e fundador da startup Prevention, destaca que os municípios menores muitas vezes não têm acesso a oftalmologistas ou a campanhas de prevenção, e por isso o desejo dos desenvolvedores de fazer a diferença com um equipamento portátil. /SONORA JULIANO SANTOS/Juliano, que tem formação como técnico óptico, lembra que prevenir e combater a cegueira evitável pode mudar a vida de muita gente. /SONORA JULIANO SANTOS/O projeto começou a ser desenvolvido em 2016. A startup ficou inicialmente instalada no Worktiba, coworking da prefeitura de Curitiba, localizado no Parque Barigui, e agora está incubada na Fiep, a Federação das Indústrias do Paraná. O aparelho está em cosntante melhoramento para diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de doenças visuais como a catarata e o pterígeo, que é o crescimento do tecido da córnea. (Repórter: Filipe Andretta)