Escola paranaense usa teatro no combate ao bullying
17/05/2018
Há quatro anos, professores e alunos do Colégio Estadual Roberto Langer Junior, em Curitiba, se mobilizaram para combater ações de bullying. Além do envolvimento de alunos e professores, a escola também conta com o engajamento dos pais.
Cerca de 20 estudantes do Ensino Fundamental e Médio participam anualmente da peça “Bullying, qual é a graça?” apresentada pelo grupo de teatro da escola. Uma vez por semana, os alunos se reúnem no contraturno para escrever e produzir o roteiro, figurino e ensaiar a apresentação. Em 30 minutos eles abordam conceitos de solidariedade, altruísmo, companheirismo e consequências do bullying.
A professora de Inglês, Leila Chemin, que é coordenadora do grupo de teatro, explica como a peça incentiva a reflexão nos estudantes. / SONORA LEILA CHEMIN /
Segundo a diretora Cleidy Maria Alves, o comportamento dos alunos mudou depois das apresentações. / SONORA CLEIDY MARIA ALVES /
Bullying é uma palavra que vem do inglês para definir o assédio moral infantojuvenil, mas que a Mayara Zanpieri, estudante do 1° ano do Ensino Médio, consegue traduzir de forma bem direta. / SONORA MAYARA /
Além da peça de teatro, o tema é trabalhado o ano todo no Colégio Estadual Roberto Langer Junior por meio de palestras, pesquisas e atividades interdisciplinares. Na disciplina de Matemática, por exemplo, os estudantes fazem pesquisas sobre as estatísticas de bullying. Já nas aulas Inglês e Portugês, os alunos estudam e debatem clássicos literários, filmes, e fazem redações relacionadas ao combate ao bullying. (Repórter: Filipe Andretta)
Cerca de 20 estudantes do Ensino Fundamental e Médio participam anualmente da peça “Bullying, qual é a graça?” apresentada pelo grupo de teatro da escola. Uma vez por semana, os alunos se reúnem no contraturno para escrever e produzir o roteiro, figurino e ensaiar a apresentação. Em 30 minutos eles abordam conceitos de solidariedade, altruísmo, companheirismo e consequências do bullying.
A professora de Inglês, Leila Chemin, que é coordenadora do grupo de teatro, explica como a peça incentiva a reflexão nos estudantes. / SONORA LEILA CHEMIN /
Segundo a diretora Cleidy Maria Alves, o comportamento dos alunos mudou depois das apresentações. / SONORA CLEIDY MARIA ALVES /
Bullying é uma palavra que vem do inglês para definir o assédio moral infantojuvenil, mas que a Mayara Zanpieri, estudante do 1° ano do Ensino Médio, consegue traduzir de forma bem direta. / SONORA MAYARA /
Além da peça de teatro, o tema é trabalhado o ano todo no Colégio Estadual Roberto Langer Junior por meio de palestras, pesquisas e atividades interdisciplinares. Na disciplina de Matemática, por exemplo, os estudantes fazem pesquisas sobre as estatísticas de bullying. Já nas aulas Inglês e Portugês, os alunos estudam e debatem clássicos literários, filmes, e fazem redações relacionadas ao combate ao bullying. (Repórter: Filipe Andretta)