Encontro vai incentivar exportação de micro, pequenas e médias empresas
03/11/2011
O 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul, o Encomex Mercosul vai incentivar a cultura exportadora principalmente das micro, pequenas e médias empresas. Dados do ano passado mostram que empresas desses portes representam 8% do valor total exportado pelo Paraná, contra 92% das empresas de grande porte. O Encomex, programado para os dias 1.º e 2 de dezembro, em Curitiba, foi lançado nesta quinta-feira, no Palácio das Araucárias. A cerimônia reuniu cerca de 200 lideranças empresarias do Estado. A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, afirmou que o desafio é aumentar a base exportadora brasileira e fazer com que a fatia das empresas de menor porte seja cada vez maior. // SONORA SECR. TATIANA LACERDA PRAZERES// Em relação ao Paraná, a secretária destacou que o Estado possui a quarta maior corrente comercial do País e a maior da região Sul. Segundo ela, a balança comercial estadual é bastante semelhante à brasileira em relação à distribuição dos parceiros comerciais, sendo que a China é o maior deles, tanto na exportação, quanto na importação. Tatiana apresentou oportunidades de negócios, mapeadas com o cruzamento da competitividade da economia do Paraná com demandas do mercado externo. Destacaram-se os setores de máquinas e motores, veículos e autopeças, celulose e papel, madeiras, cereais, complexo soja, café, açúcar e álcool. O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que uma das principais metas do Governo Beto Richa é ampliar a participação do Paraná na balança comercial paranaense. Barros explicou que a Agência de Internacionalização busca estabelecer a sinergia entre os diversos órgãos que atuam no setor de comércio exterior no Estado. Ele explicou que o Encomex vai ser fundamental para obter êxito nesse movimento iniciado no Paraná. // SONORA SECR.RICARDO BARROS// O Encomex Mercosul busca ampliar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento. Na pauta estão palestras, oficinas, cursos, showrooms, workshops voltados principalmente aos micro, pequenos e médios empresários. No evento também será feita ampla avaliação das duas décadas do Mercosul e o planejamento para os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço
mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscrição. (Repórter: Maria Eduarda Buchi)
mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscrição. (Repórter: Maria Eduarda Buchi)