Empresas do Paraná ampliam comércio eletrônico e abrem novos empregos
06/12/2017
O governador Beto Richa assinou, nesta quarta-feira, protocolos de intenção com duas empresas que vão receber incentivos do programa Paraná Competitivo. A Sport Bay e a Mercadomóveis vão ampliar as atividades de comércio eletrônico com investimentos totais de 11 milhões e 500 mil reais, gerando 74 empregos diretos. Os investimentos vão ser enquadrados na categoria de e-commerce do Paraná Competitivo. Para as empresas de comércio eletrônico instaladas no Paraná, que venderem a outros estados, existe a concessão de crédito presumido de ICMS em operações interestaduais tributadas que destinem mercadorias ao consumidor final. Criado em 2011, o Paraná Competitivo foi ampliado em março deste ano para incluir novos segmentos, como o e-commerce e o comércio atacadista industrial. Segundo o governador Beto Richa, o Estado trabalha ao lado de empresas que acreditam e investem no Paraná.// SONORA BETO RICHA//O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, explicou que o governo reduziu a carga tributária das empresas de comércio eletrônico para ampliar a competitividade perante os outros estados.// SONORA MAURO RICARDO COSTA//A Sport Bay começou as atividades em 2014 e atua no ramo de e-commerce de peças e acessórios para motocicletas, capacetes, roupas e calçados para esporte e motociclistas. A empresa faz parte do Grupo Pró Tork, de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. Por meio dos incentivos concedidos pelo programa, o grupo vai fazer investimentos no valor de 6 milhões e 100 mil reais, que devem possibilitar incremento nas vendas e a contratação de 59 trabalhadores. A empresa, que é a maior fabricante de capacetes do mundo, planeja construir um centro de distribuição em Curitiba voltado especificamente ao comércio eletrônico. Segundo o diretor-presidente da Sport Bay, Marlon Bonilha, o grupo já conta com incentivo do programa Paraná Competitivo para a fábrica de Siqueira Campos, que agora se amplia para o comércio eletrônico.// SONORA MARLON BONILHA//Já a Mercadomóveis, empresa paranaense do comércio varejista de móveis e de produtos eletroeletrônicos e de informática, deve investir 5 milhões e 400 mil reais no ramo de e-commerce, buscando diversificar os canais de vendas, ampliando a atuação no território paranaense. A empresa é de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e o apoio do programa vai possibilitar o incremento de vendas e a contratação de 15 novos colaboradores. A previsão do diretor executivo, Emílio Glinski, é ampliar em 30% as vendas na loja online, que hoje representam 10% do faturamento do grupo, de 40 milhões de reais ao mês.// SONORA EMÍLIO GLINSKI//O Paraná Competitivo é um dos principais programas para atração de empresas ao Estado e já contabiliza 43 bilhões de reais em investimentos. O número de empregos diretos gerados por meio dos incentivos concedidos é de cerca de 100 mil, passando de 400 mil, se forem considerados os empregos indiretos. (Repórter: Priscila Paganotto)