Em menos de dois meses, Procuradoria-Geral do Estado abre mais de cinco mil e 500 processos digitais

16/10/2018
Desde a adoção do e-Protocolo Digital, quando os procedimentos passaram a ser virtuais, o tempo médio de tramitação de expedientes administrativos na PGE, Procuradoria-Geral do Estado, foi reduzido de 149 para 10 dias. A PGE começou em julho deste ano a transição para os processos digitais, e as mudanças foram concluídas em 31 de agosto. Até esta segunda-feira, mais de cinco mil e 500 processos digitais foram abertos.
Os documentos físicos que ainda chegam no setor de protocolo da PGE estão sendo digitalizados e inseridos no sistema. Além disso, não serão mais recebidos protocolos físicos na Procuradoria se forem iniciados após 30 de novembro.
O e-Protocolo Digital é um sistema criado para gerenciar os processos administrativos do Poder Executivo totalmente online, e a PGE é umas das instituições mais avançadas no uso da ferramenta. Para a capacitação dos servidores, foram feitas três apresentações em auditório, além de 16 treinamentos à distância para quem está lotado no interior e 15 treinamentos setoriais na capital.
O diretor-geral da PGE, Bráulio Fleury, destaca que o e-Protocolo trouxe mais agilidade e segurança para os processos do estado. /SONORA BRÁULIO FLEURY/
Atualmente, a Procuradoria-Geral do Estado trabalha com a Celepar, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, no desenvolvimento de um formulário para os cidadãos protocolarem documentos no site da PGE. O objetivo é facilitar e dar mais agilidade e segurança às atividades de protocolo e organização de arquivos direcionados à Procuradoria pelo cidadão. A previsão é que o sistema esteja disponível no mês que vem. (Repórter: Filipe Andretta)