Em encontro de cooperativas, Beto Richa assegura apoio do governo ao agronegócio

02/12/2011
O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira, no Teatro Positivo, em Curitiba, da abertura do 11º Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. Beto apresentou um balanço das medidas adotadas pelo governo estadual para fortalecer a agricultura e assegurou apoio contínuo ao setor. Ele também destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, com a geração de empregos e riqueza. Disse que a força do cooperativismo abriu novas fronteiras de trabalho, especialmente na agropecuária, na habitação e no crédito. O governador afirmou também que o Governo do Estado será sempre um parceiro dos produtores, porque quer um cooperativismo forte e pujante, com participação ativa no desenvolvimento econômico e social. Para Beto, o cooperativismo do Paraná é referência para o Brasil. // SONORA RICHA //
Beto enumerou medidas tomadas pelo governo estadual nos primeiros 11 meses do ano para o fortalecimento do setor agrícola e destacou os bons resultados do trabalho do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. Beto lembrou que na área de habitação serão construídas 10 mil novas unidades habitacionais no campo, além de reformas e ampliações em 4 mil moradias.
O governo investirá mais de 130 milhões para estimular a economia de 131 municípios localizados em oito microrregiões paranaenses que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
Outra medida, voltada para fomentar a produtividade agrícola, foi o repasse em setembro de 220 mil toneladas de calcário para 23 mil pequenos produtores rurais do Paraná. Outra medida foi o envio para a Assembleia Legislativa dos projetos de lei que propõem a criação da Agência de Defesa Sanitária e da Agência Paraná de Desenvolvimento.
O encontro das cooperativas paranaenses é realizado anualmente com a finalidade de promover a interação entre os associados e apresentar os balanços financeiros. Os números apresentados durante o evento indicam que as cooperativas paranaenses devem encerrar 2011 atingindo 30 bilhões de reais de movimentação econômica, o que representa um aumento de 14% em relação a 2010. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, classificou o encontro como um marco do desenvolvimento das cooperativas, principalmente pelo crescimento econômico do setor. Ele destacou a importância dos avanços conquistados para a agricultura em 2011, em sintonia com o governo do estado. // SONORA KOSLOVSKI // O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, destacou a importância das parcerias e agradeceu a contribuição dos produtores paranaenses para o crescimento da agricultura brasileira. (Repórter: Jurandir Ambonatti)