Economia do Paraná cresceu 2,5% em 2017

09/03/2018
A economia do Paraná fechou 2017 com crescimento de 2,5%, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, o Ipardes. Os números foram divulgados nesta sexta-feira e apontam que o desempenho do Produto Interno Bruto, o PIB, foi mais que o dobro da média brasileira.
Segundo o IBGE, que divulgou o resultado nacional há nove dias, a economia do Brasil cresceu 1% em 2017. O Estado encerrou o último ano com um PIB de 415 bilhões de reais, o equivalente a mais de 6% da economia nacional. Em 2010, o Paraná era responsável por 5,8% de participação.
O diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, ressalta que o desempenho do ano passado configura a recuperação da economia do Estado, após dois anos de retração e diz que a agropecuário puxou o crescimento //SONORA JULIO SUZUKI//.
Outro fator positivo veio da indústria, que depois de encolher na crise econômica, voltou a crescer. Em 2017, a atividade industrial teve expansão de 1,8%, graças aos bons desempenhos dos ramos de máquinas e equipamentos, material de transporte e autopeças.
O setor de serviços registrou alta de 1,5%, influenciado pelo resultado do comércio e do ramo de alojamento e alimentação. Os setores que não foram tão bem em 2017 foram a construção civil, influenciada pela redução do programa Minha Casa, Minha Vida, e a produção de energia elétrica, afetada por questões climáticas.
Ao analisar os números, o presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, afirma que definitivamente, o estado do Paraná saiu da recessão. //SONORA JULIO SUZUKI//
Na avaliação do presidente do Ipardes, o comportamento de crescimento da atividade econômica deve se repetir ao longo de 2018, com uma retomada mais forte da indústria e dos serviços. Por outro lado, com a previsão de safra menor, a contribuição da agropecuária deve se reduzir, portanto, o crescimento deve ser similar ao de 2017. (Repórter: Gilberto Bettinelli)