Detran reduz em até 67% tempo de espera por atendimentos
23/06/2011
O Departamento de Trânsito do Paraná realiza, desde janeiro deste ano, algumas mudanças no sistema para garantir que o atendimento ao cliente seja mais rápido. E as implantações já apresentam resultados positivos. O Detran reduziu em até sessenta e sete por cento o tempo de espera nas unidades da autarquia em Curitiba. Usuários, que antes aguardavam até uma hora para realizar serviços simples, agora são atendidos em aproximadamente vinte minutos. As novidades inseridas fazem parte de uma série de melhorias previstas no programa Detran para Todos, que já começou a ser levado para as duzentas e doze unidades do Departamento no Estado. A maior facilidade é a possibilidade de realizar serviços sem sair de casa, pela internet. O Detran Fácil recebeu mais de 5 mil e 800 processos desde maio. Ele responde por 30% da média mensal de atendimentos presenciais no Paraná. O portal m.pr.gov.br, lançado pelo governador Beto Richa em fevereiro, também aproximou o departamento da comunidade e permite acesso via celulares e smartphones. De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, uma das principais metas do programa é modernizar o departamento, e aumentar a capacidade de prestação de serviços, seguindo a diretriz do atual governo.// SONORA MARCOS TRAAD.// Para dar mais agilidade, em Curitiba, o Detran adotou o sistema de senhas diferenciadas. Logo que chega ao posto da autarquia no Tarumã, o usuário recebe um número de espera, de acordo com o serviço que procura. Segundo o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito de Curitiba, Valmir Antônio Moreschi, nesta semana, também começou a ser testado o atendimento continuo. Assim, é possível que todas as etapas de um processo sejam feitas por um único atendente, do começo ao fim.// SONORA VALMIR ANTÔNIO MORESCHI.// Em relação à tecnologia, mudanças na plataforma operacional e nos tipos de processos, feitas em parceria com a Celepar, Companhia Paranaense de Informática, reduziram problemas com quedas de sistema. Marcel Cabral Costa, coordenador de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Detran, informou que foram feitas correções importantes, tornando a ferramenta mais ágil.// SONORA MARCEL CABRAL COSTA.// O Detran também está descentralizando os serviços, para diminuir e equilibrar a procura nas unidades da Capital. A sede do Departamento no bairro Tarumã registrou queda de 50% na procura por informações, no último mês. O atendimento geral, por exemplo, caiu de 14 mil em março para 8 mil em maio. Desde maio, os usuários de Curitiba também contam com novo posto avançado do Detran na Rua da Cidadania do Fazendinha. A unidade oferece mais de 15 serviços na área de habilitação e veículos, além de carteira de identidade e certidões, já que funciona em parceria com o Instituto de Identificação do Paraná. (Repórter: Amanda Laynes)