Desligamentos de energia reduzem 23% no Paraná

08/02/2018
A Copel Distribuição fechou o ano passado com os melhores indicativos de qualidade do fornecimento de energia desde que a atual metodologia de cálculo foi adotada pela agência reguladora do setor, a Aneel. Nos últimos quatro anos, a frequência dos desligamentos diminuiu 23,3% na área de concessão atendida pela Companhia; já a duração das interrupções no fornecimento reduziu 25,2%. Os resultados do ano apontam uma disponibilidade do sistema de distribuição para os clientes atendidos da ordem de 99,88%. Na avaliação do presidente da Copel, Antonio Sérgio Guetter, o dado é fruto dos investimentos realizados em tecnologia e automação, além de uma gestão atenta aos indicadores. Segundo ele, a Companhia trabalha fortemente na renovação de ativos e na inovação nos processos da distribuidora, que este ano tem investimentos previstos de 790 milhões de reais. Antonio Guetter ressalta que a população reconhece o bom atendimento realizado pela Copel, e que a Companhia trabalha diariamente para manter esta cultura.// SONORA ANTONIO GUETTER.//

A qualidade no fornecimento de energia é monitorada pela Aneel, e tem como principais itens de controle a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que afere quantidade de desligamentos, e a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade consumidora, que calcula o tempo médio que cada imóvel atendido ficou sem energia, ao longo do ano. Entre as ações implantadas para reduzir os desligamentos está o programa Mais Clic Rural, que teve um investimento de 70 milhões de reais no último ano, com a conclusão de nove subestações de energia para aumentar a confiabilidade do sistema que atende os produtores rurais do Paraná. Atualmente, outras três unidades estão em construção pelo programa, na região Centro-Sul do Estado, nos municípios de Bituruna, Ivaí e Palmeira. (Repórter: Amanda Laynes)