Defesa Civil do Paraná vai usar drones para mapear áreas de risco

16/05/2018
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai adotar o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, conhecidas como drones, para mapear áreas de risco do Paraná. São 19 equipamentos doados pela Receita Federal e que vão ser encaminhados para todas as regionais da coordenadoria no Paraná.
O major Mário Sérgio Garcez da Silva explica como os drones facilitam o trabalho da Defesa Civil. /SONORA MAJOR SÉRGIO GARCEZ DA SILVA/
Nesta terça e quarta-feira, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil fez um treinamento teórico e prático com profissionais da instituição e também do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado da Administração e Previdência.
A soldado Caroline Pompeu conta o que aprendeu depois de duas aulas. / SONORA SOLDADO CAROLINE POMPEU /
O segundo sargento do Bope, Emerson Joelmir, já saiu com o certificado do curso em mãos e garante que os drones podem ser usados para colaborar também com a rotina da Polícia Militar. / SONORA SARGENTO EMERSON JOELMIR /
Os drones não vão ser enviados apenas para o interior do estado. A sede da Defesa Civil em Curitiba e o Comando do Corpo de Bombeiros também recebem os equipamentos. A Coordenadoria Estadual já tinha três drones, que foram utilizados como teste em operações em Paranaguá e no mapeamento de áreas dos Campos Gerais. Foram essas experiências que inspiraram a ideia de ampliar o uso dos equipamentos aéreos. (Repórter: Filipe Andretta)